quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pokémon no videogame: Aula 6 - Problemas de Status


Problemas de status, ou simplesmente "status" (não confundir com stats, que são as estatísticas de um Pokémon, nem com ataques de status, ataques que não causam dano direto, ambos os quais já falamos a respeito) são condições que podem afetar um Pokémon durante uma batalha. No TCG, são chamados oficialmente de Condições Especiais.

É possível dividir os problemas de status em três categorias: status não-voláteis, status voláteis e status voláteis de batalha. Como existem dezenas de problemas de status diferentes, este post será dividido em três partes para não ficar longo demais. Hoje, veremos os status não-voláteis.
(Observação: todas as informações deste post referem-se à mecânica dos status na sexta geração - a menos que seja especificado o contrário. Para gerações anteriores, serão colocados links ao final do post.)

Status não-voláteis
São condições que só podem ser curadas utilizando-se itens específicos (ou, no caso de Sono e Congelamento, esperando até que passem). Elas não são curadas ao se trocar de Pokémon (a menos que ele tenha a Habilidade Natural Cure), e permanecem até mesmo depois de terminada a batalha. Não é possível a um Pokémon ser afetado por mais de um desses status ao mesmo tempo, nem é possível substituir um por outro (exceto utilizando o ataque Rest). Todos os status não-voláteis são indicados por um ícone ao lado da barra de HP do Pokémon. São cinco:

Queimadura (Burn)
Um dos problemas de status também presentes no TCG, queimaduras têm se tornado cada vez mais comuns no cenário competitivo. Um Pokémon afetado por Queimadura sofrerá as seguintes consequências:
  • Terá seu Ataque reduzido pela metade.
  • Ao final de cada turno, ele perderá 1/8 da sua HP máxima; Pokémon com a habilidade Heatproof perdem 1/16.
Causas
Queimaduras podem ser causadas se o Pokémon estiver equipado com uma Flame Orb, se fizer contato com um oponente que tenha a habilidade Flame Body, ou se for atingido por um dos seguintes ataques:


O único ataque cujo efeito primário é causar queimaduras é Will-O-Wisp; todos os outros têm isso como efeito secundário.

Prevenção e cura

Pokémon tipo Fogo, ou Pokémon com a habilidade Water Veil, são imunes a queimaduras. 
Em batalha, esse status pode ser evitado utilizando o ataque Safeguard, ou curado caso o Pokémon esteja equipado com uma Lum Berry ou Rawst Berry.
Pokémon com a habilidade Magic Guard podem sofrer queimaduras, mas não perderão HP. Eles ainda serão afetados pela diminuição no Ataque, porém.
Pokémon com a habilidade Guts ignoram a redução do Ataque, mas sofrem dano normalmente.

Congelamento (Freeze)
Exclusivo do videogame, este status provoca os seguintes efeitos no Pokémon afetado:
  • O Pokémon não pode atacar por um número indeterminado de turnos.
Causas
Ao contrário de quase todos os outros status, Congelamento não pode ser provocado de maneira deliberada. Isto significa que não existe nenhum ataque, item ou habilidade que tenha o objetivo primário de causar congelamento; ele só acontece como consequência secundária de outros ataques.


Prevenção e cura
Pokémon tipo Gelo, e aqueles com a habilidade Magma Armor, são imunes a Congelamento. Em batalha, esse status pode ser evitado utilizando-se Safeguard ou se o clima estiver ensolarado.
Em cada turno, antes de atacar, o Pokémon congelado tem 20% de chance de se curar. Pokémon equipados com uma Lum Berry ou Aspear Berry serão imediatamente curados do congelamento.
Se o Pokémon for atingido por qualquer ataque tipo Fogo (excluindo Will-O-Wisp e incluindo Weather Bell, Hidden Power, Natural Gift, Judgement e Techno Blast), ele será descongelado.
Um Pokémon congelado ainda pode usar os ataques Flame Wheel, Sacred Fire, Flare Blitz, Fusion Flare e Scald, os quais também vão descongelar o Pokémon, independente de acertarem ou não o alvo.

Paralisia (Paralysis)
Um Pokémon afetado por Paralisia sofrerá os seguintes efeitos:
  • Terá sua Velocidade reduzida para 1/4 do valor normal;
  • A cada turno, ele terá 25% de chance de ficar "totalmente paralisado", não conseguindo atacar.
Causas
Contato físico com um Pokémon com a habilidade Static tem 30% de chance de causar Paralisia.
Contato físico com um Pokémon com habilidade Effect Spore tem 10% de chance de causar Paralisia.
Paralisia também pode ser causada pelos seguintes ataques:


Apenas Thunder Wave e Glare têm a paralisia como efeito primário; todos os outros ataques da lista causam dano e têm a paralisia como efeito secundário.

Prevenção e cura
Pokémon tipo Elétrico são imunes a paralisia, bem como aqueles com a habilidade Limber.
Em batalha, Paralisia pode ser evitada com o uso de Safeguard, e curada se o Pokémon estiver equipado com uma Lum Berry ou Cheri Berry.
Um Pokémon com a habilidade Quick Feet ignora a diminuição da Velocidade, mas não a chance de ficar totalmente paralisado.


Envenenamento (Poison)
Este status pode ser encontrado em duas variações: Envenenamento comum (Poison) e Envenenamento severo (Badly poison). Um Pokémon afetado por este status sofre o seguinte efeito:
  • Ao final de cada turno, ele perde uma certa quantidade de HP. No caso de envenenamento comum, essa quantidade é 1/8 da HP máxima do Pokémon; para o envenenamento severo, no primeiro turno é perdido 1/16 da HP máxima, e nos turnos seguintes essa quantidade vai aumentando em mais 1/16 a cada turno.
Envenenamento é um dos problemas de status mais temidos devido à rápida destruição que pode causar, caso um time não esteja preparado para lidar com ele.

Causas
Envenenamento comum pode ser causado pelas habilidades Poison Point, Effect Spore (30% e 10% de chance, respectivamente, se o oponente fizer contato) e Poison Touch (30% de chance se o usuário fizer contato com o oponente), enquanto envenenamento severo é provocado caso o Pokémon esteja equipado com uma Toxic Orb. Além disso, os seguintes ataques também podem provocar o status:


Prevenção e cura
Pokémon tipo Veneno, Aço e aqueles com a habilidade Immunity são imunes a envenenamento; além disso, tipos Aço são imunes a qualquer ataque do tipo Veneno.
Em batalha, é possível evitar o envenenamento com Safeguard, ou curá-lo se o Pokémon for equipado com uma Lum Berry ou Pecha Berry.
Pokémon com a habilidade Magic Guard podem ser envenenados, mas não perderão HP.
Pokémon com a habilidade Poison Heal podem ser envenenados, mas em vez de perder, recuperarão 1/8 da sua HP máxima ao final de cada turno.


Sono (Sleep)
O último dos problemas de status não-voláteis é o sono, também um velho conhecido dos jogadores de TCG. Pokémon afligidos por esse status sofrem os seguintes efeitos:
  • Durante 1 a 3 turnos, o Pokémon não pode atacar. Os únicos ataques que podem ser usados por um Pokémon adormecido são Sleep Talk e Snore.
A duração do sono é determinada no momento em que ele é infligido. No caso de sono auto-infligido (pelo uso do ataque Rest), a duração é de 2 turnos; nos demais casos, o jogo decide a duração aleatoriamente, estabelecendo um contador que diminui a cada turno até chegar a zero. Se o Pokémon for retirado da batalha, o contador não é resetado (exceto na quinta geração).

Causas
Sono é um dos três status que podem ser causados pela habilidade Effect Spore, tendo 11% de chance de ser provocado. Além disso, um Pokémon desobediente pode às vezes tirar uma soneca durante a batalha.
Os ataques que podem provocar sono são os seguintes:


Ao contrário de outros status não-voláteis, o sono é causado principalmente por ataques de status, não como consequência secundária. O único ataque que provoca adormecimento como consequência secundária (excetuando-se Secret Power, já que ele não tem esse efeito na atual geração) é Relic Song.

Prevenção e cura
Pokémon com a habilidade Insomnia ou Vital Spirit são imunes ao sono. Pokémon com a habilidade Sweet Veil e seus aliados (em batalhas duplas e triplas) também não podem ser adormecidos, nem mesmo pelo uso de Rest. A habilidade Early Bird diminui pela metade o tempo que um Pokémon fica adormecido.
Em batalha, sono pode ser evitado com o uso de Safeguard ou curado se o Pokémon estiver equipado com uma Lum Berry ou Chesto Berry.
O ataque Wake-Up Slap tem seu poder aumentado quando utilizado num Pokémon adormecido, mas também faz com que ele acorde.
Se o ataque Uproar estiver em uso, nenhum Pokémon na batalha poderá adormecer, e aqueles que já estão dormindo vão acordar.
O ataque Worry Seed muda temporariamente a habilidade de seu alvo para Insomnia, impedindo-o de dormir e acordando-o caso esteja dormindo.


No próximo post, continuaremos falando sobre problemas de status. Veremos os status voláteis. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário