sexta-feira, 24 de abril de 2015

Pokémon no videogame: Aula 1 - Tipos


Olá. E bem-vindo ao mundo dos Pokémon. Diga-me: você é um garoto ou uma garota?


Eu costumo dizer que a principal diferença entre jogar Pokémon de videogame e jogar o TCG é a jornada. No TCG, cada partida é como uma Jornada Pokémon completa: você começa com seu inicial, num nível baixo, e conforme o jogo avança, vai capturando novos monstrinhos, evoluindo os que já tem, adquirindo itens, visitando lugares, conhecendo pessoas... até finalmente vencer o seu rival. Ou perder. Numa partida no videogame, por outro lado, a maior parte dessa jornada já foi feita de forma solitária: a batalha é o resultado dela. E sendo uma experiência bem mais complexa - e completa - é natural que aqueles acostumados com o mundo dos cards tenham uma certa dificuldade para começar no mundo virtual.

Esta série de posts terá como objetivo explicar, de forma simples e didática, tudo o que alguém precisa saber para se tornar um jogador de Pokémon no videogame. Cobriremos desde os princípios mais básicos até os mais avançados, mirando primariamente naqueles que já conhecem Pokémon pelo TCG. Neste primeiro artigo, portanto, começaremos com uma das mecânicas mais conhecidas do jogo, e que está presente em todas as suas encarnações: os tipos.


Tipos: diferenças entre o TCG e o videogame

No TCG, existem 11 tipos de Pokémon:
  • Grass (Grama)
  • Fire (Fogo)
  • Water (Água)
  • Lightning (Raio)
  • Fighting (Lutador)
  • Psychic (Psíquico)
  • Colorless (Sem Cor)
  • Darkness (Escuridão)
  • Metal (Metal)
  • Dragon (Dragão)
  • Fairy (Fada)

No videogame, além desses onze tipos, existem mais sete:
  • Bug (Inseto)
  • Ice (Gelo)
  • Ground (Terra)
  • Rock (Pedra)
  • Poison (Veneno)
  • Ghost (Fantasma)
  • Flying (Voador)

Alguns dos tipos do TCG também têm nomes diferentes no videogame: em vez de Lightning é Electric (Elétrico); em vez de Colorless é Normal (Normal); em vez de Darkness  é Dark (Escuro) e em vez de Metal é Steel (Aço). Para facilitar, a partir daqui vou chamar os tipos apenas pelos seus nomes em português.

Como vocês viram, há vários tipos que não estão representados no TCG. E como provavelmente já sabem, esses foram agregados a algum dos onze tipos que existem lá. Apenas a título de curiosidade, são estes:

Os tipo Inseto foram agregados aos tipo Grama; os tipo Gelo ficaram com os tipo Água; Terra e Pedra foram agrupados juntos com os tipo Lutador; e Veneno* e Fantasma viraram tipo Psíquico. Finalmente, o único tipo puramente Voador, Tornadus, é um tipo Sem Cor no TCG. Alguns Pokémon do tipo Dragão podem ser vistos como tipo Sem Cor no TCG; isso é porque o tipo Dragão não foi incluído até a coleção Dragões Exaltados, em 2012.

Mas para que servem tantos tipos? Qual a diferença entre eles? Falaremos agora sobre a principal função dos tipos no universo de Pokémon: definir as fraquezas e resistências dos monstrinhos.



Fraquezas e Resistências

Antes de tudo, é preciso chamar a atenção para algo que poucas pessoas percebem e algumas se confundem: no videogame, não somente os Pokémon têm tipos, mas os ataques também. No TCG, pode-se dizer que o tipo do ataque, ou ao menos o tipo de dano que ele causa (independente do tipo de Energia requerida) depende do tipo do Pokémon que o usa. Assim, ao contrário do TCG, onde um Pokémon é fraco ou resistente a outro Pokémon, no videogame eles são fracos ou resistentes a ataques. E um Pokémon de determinado tipo não precisa, necessariamente, utilizar ataques do mesmo tipo - embora isso seja recomendável na maioria dos casos, como veremos mais pra frente.

Outra diferença nessa questão é que, no TCG, cada card tem uma fraqueza e (às vezes) resistência definidas pelo próprio card (embora baseado no tipo). Assim, dois cards do mesmo tipo (e até do mesmo Pokémon) podem ter diferentes fraquezas e resistências. Um exemplo disso pode ser visto abaixo:

Os três cards mostrados acima têm todos o mesmo tipo, Água; porém, suas fraquezas são diferentes. Até mesmo entre cards do mesmo Pokémon (no caso, Blastoise) há variação.
No videogame, fraquezas e resistências são inerentes ao tipo, não ao Pokémon. Isso significa que, se dois Pokémon forem do mesmo tipo, eles terão as mesmas fraquezas e as mesmas resistências.

Abaixo está uma tabela com todos os tipos e suas respectivas fraquezas e resistências.

Tabela de tipos da Sexta Geração. Fonte: Bulbapedia

Onde está branco (1x), significa que aquele tipo de Pokémon é neutro contra aquele tipo de ataque (ou seja, nem fraco nem resistente); onde está verde (2x) significa que aquele tipo de Pokémon tem fraqueza contra aquele tipo de ataque (também podemos dizer que aquele tipo de ataque é "super efetivo" contra o tipo do Pokémon); onde está vermelho (1/2x) significa que aquele tipo de Pokémon tem resistência àquele tipo de ataque (ou que aquele ataque é "não muito efetivo"); e finalmente, onde está preto (0x), significa que aquele tipo de Pokémon é imune àquele tipo de ataque. Assim, por exemplo, se quisermos saber as fraquezas e resistências de um Pokémon do tipo Psíquico, vamos pegar esse tipo na linha de cima - onde está escrito Psychic - e ir seguindo aquela coluna, cruzando com os tipos de ataques. Desta forma, podemos ver que um Pokémon tipo Psíquico tem fraqueza contra ataques tipo Inseto, Fantasma e Escuro e resistência a ataques tipo Lutador e Psíquico.

O inverso também é válido: se quisermos saber qual a eficácia de um determinado tipo de ataque, basta pegarmos o tipo desejado na coluna da esquerda e ir seguindo a linha correspondente. Por exemplo, um ataque do tipo Fada vai ser forte (ou super efetivo) contra Pokémon dos tipos Lutador, Dragão e Escuro; e vai ser fraco (ou não muito efetivo) contra aqueles do tipo Veneno, Aço e Fogo. Contra todos os demais tipos, ele vai ser neutro.

Vale lembrar aqui duas coisas: 
1. Ao contrário do que possa parecer lógico à primeira vista, nem sempre um Pokémon é resistente ao seu próprio tipo. É o caso, por exemplo dos tipos Lutador, Terra, Inseto, etc.
2. Essa tabela é válida para os jogos da sexta geração. Se estiver jogando um jogo de uma geração anterior, os tipos serão ligeiramente diferentes. Clique aqui para as tabelas correspondentes.


Pokémon com mais de um tipo

Lembram quando eu disse que o Tornadus é o único Pokémon puramente Voador? Isso significa que todos os outros Pokémon que têm o tipo Voador têm também outro tipo, ao mesmo tempo.

Embora seja algo raro no TCG, Pokémon com mais de um tipo são extremamente comuns no videogame. Um Pokémon pode ter naturalmente um ou dois tipos; em casos especiais, até três. Nesses casos, como ficam as fraquezas e resistências? Vamos explicar com um exemplo prático.

Charizard é um Pokémon tipo Fogo/Voador. Sendo um tipo Fogo, ele tem fraqueza contra Terra, Pedra e Água, e resistência aos tipos Inseto, Aço, Fogo, Grama, Gelo e Fada. Sendo um tipo Voador, suas fraquezas são Pedra, Elétrico e Gelo, e suas resistências são Lutador, Inseto e Grama; além disso, também é imune ao tipo Terra. Para saber quais são as fraquezas e resistências do Charizard, temos que pegar os números que aparecem em ambas as colunas e multiplicá-los. Dessa forma:

Stealth Rock FTW

Assim, contra um ataque tipo Inseto, o Charizard leva apenas 1/4 do dano normal (1/2 x 1/2). Em termos simples, se esse ataque fosse causar 60 de dano, ele causará apenas 15.
Contra um ataque tipo Pedra, por outro lado, o Charizard leva 4 vezes o dano normal (2 x 2). No mesmo exemplo, um ataque de 60 de dano lhe causaria 240.
Um ataque tipo Gelo, neste caso, lhe causará dano neutro, já que 1/2 x 2 = 1.
Um ataque de Água continua lhe causando, ordinariamente, o dobro do dano normal: 2 x 1 = 2; por outro lado, um ataque tipo Terra não lhe causará dano algum, pois 2 x 0 = 0.
E assim sucessivamente.


Conclusão

Como podem ver, os tipos têm um papel importantíssimo no videogame - até mais, talvez, do que no TCG. Construir seu time com tipos variados, cobrindo suas próprias fraquezas ao mesmo tempo em que explora ao máximo as do oponente, é a chave para a vitória.

No próximo post, falaremos um pouco mais sobre os ataques e como utilizá-los para derrotar o oponente. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário